quarta-feira, 30 de junho de 2010

Radical livre, o nome diz tudo!

Muito falado, mas bem dificíl de entender, vou tentar explicar de maneira diferente pra ver se alguém entende como eu entendo, hehehe... Todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia, processo chamado de combustão. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) libera moléculas de radicais livres que são instáveis e, por isso, altamente reativas. Os radicais livres são moléculas ou átomos com um número ímpar de elétrons, ou seja, possuem elétrons de valência desemparelhados (pelo menos quem estudou química consegue entender um pouco onde estou querendo chegar). Esse desemparelhamento faz com que ele se sinta sozinho, o bixinho, e tenta reagir com os outros elétrons do seu átomo ou de àtomos vizinhos para conseguir um par para reagir ou oxidar, não sabe ele que todos os casais já estão formados e que isso que ele tenta fazer (dimerização) causa um desconforto ao casal, que consequentemente atinge nosso organismo. Como se ele quisesse tomar a namorada de alguém e o namorado estivesse sabendo de tudo, a confusão é feia né? Então! Dessa forma esses radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo. Porém, nosso organismo inteligentíssimo que só ele, possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação desses radicais, quando esses danos são produzidos moderadamente, pois em excesso todo mundo já sabe o que acontece, acabei de falar lá em cima! Nada em excesso presta! Mas não é porque ele é livre que não serve pra nada... eles também são benéficos à nossa saúde, são responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória, tem capacidade de eliminar bactérias invasoras, são indispensáveis a nossa defesa, portanto difícil viver sem eles. Porém estamos mais propensos a produzir essas moléculas em excesso, pois, além do nosso próprio organismo produzi-lo, ele vem através da poluição ambiental, Raio X, cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, aditivos químicos, hormônios presentes em carnes, estresse, gordura saturada, enfim...inúmeros fatores! Sabe o que pode salvar a humanidade desses malefícios? A boa alimentação! Uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir nosso corpo dos danos dos radicais livres. Os famosos antioxidantes, que falarei nas próximas matérias, são responsáveis por nos proteger disso tudo!

6 comentários:

  1. Olá,
    gostei do seu blog e estou te seguindo!
    =]
    Se quiser conhecer meu blog tbm será um prazer.
    abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarissa, obrigada pela msg em meu blog!!!

    Espero q goste das minhas postagens...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Clarissa muito bem explicado e esclarecedor execelente, not°10
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação sobre os radicais livres! Ficou bem clara mesmo! =)

    ResponderExcluir
  5. procuro passar como eu gostaria que me passassem as coisas que não entendo muito,uma forma mais clara e mais simples,obrigada :)

    ResponderExcluir
  6. Realmente a explicação ficou ótima! Esses radicais livres são totalmente dispensáveis, né? Pelo menos podemos fazer nossa parte para evitar que eles apareçam! =)

    ResponderExcluir