terça-feira, 1 de junho de 2010

Amamentem!!!

Até os seis primeiros meses o bebê não precisa de mais nada além do leite materno. E pode acreditar. Não fique pensando que o seu pequeno não está sendo saciado com esse alimento. Nem água ou chazinho é necessário nesse período. Isso pode diminuir a vontade de mamar e a conseqüência é a diminuição na produção de leite. A conta é simples: quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Portanto, nada de querer incrementar o cardápio do seu pequenino.

O leite é o alimento ideal para matar a sede e saciar a fome do bebê. “De uma maneira simplificada, podemos explicar que o leite do início da mamada é mais rico em água e açúcar, saciando também a sede do bebê, e o do final da mamada, mais rico em gordura, sendo mais calórico e fornecendo mais saciedade e ganho ponderal à criança”.

É só depois dos seis primeiros meses que o bebê vai poder experimentar novos sabores e texturas, quando são introduzidos mingaus, sopas e frutas no seu cardápio diário.

O leite humano é muito diferente do leite em pó.

O leite materno contém todas as proteínas, água, açúcar, gordura, e vitaminas que seu bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções, como otites, alergias, diarréia, pneumonias, bronquites, meningites, entre outros. E não é só isso, ele melhora o desenvolvimento mental do seu filhinho, é de bem mais fácil digestão, pois seu aparelho digestivo não está completamente formado ainda, melhora o vinculo afetivo com a mãe, e facilita na formação da boca e do alinhamento dos dentes. Não é só pro bebê que o leite materno traz vantagens não, a mãe ganha muito com isso também, portanto não há motivos para não amamentar se a mãe estiver totalmente apta para a ação, só traz vantagens pra toda a família.

A OMS recomenda que as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.

• A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.



WORLD HEALTH ORGANIZATION – The optimal duration of exclusive breastfeeding – Report of an Expert Consultation – Geneva, Switzerland, March 2001

4 comentários:

  1. Olá nutri Clarissa.
    Muito bom esta matéria, sim o aleitamento materno EXCLUSIVO é muito importante nos primeiros 6 meses de idade da criança, além de aproximar a mãe e o bebê, vai protegê-lo de várias doenças infecciosas. Parabéns pela iniciativa!
    Sobre o suco, ele é muito gostoso, estou testando de várias maneiras a receita. No final lhe dou a receita para vc testar em casa.
    Bom feriado!
    Abraços
    Nutri Clarisse

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada nesse assunto: a perfeição da composição do leite, da ação da amamentação sobre o físico, mental e psicológico da criança. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. tAMBÉM AMOO, MUITO INTERESSANTE NOSSO CORPO NESSE MOMENTO, TODAS DEVEM DAR MUITO VALOR A ISSO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, adorei esse seu espaço com dicas super importantes sobre nossa saúde! Vou vir sempre dar uma bisbilhotada! ^^
    Beijinhos e saudades!!!

    ResponderExcluir