domingo, 29 de agosto de 2010

Doença celíaca

Doença Celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Os sintomas podem incluir diarréia, dificuldades no desenvolvimento em crianças, fadiga (embora algumas vezes ela pode não aparecer) e perda de peso. As crianças entre os 9 e 24 meses tendem a apresentar sintomas intestinais e problemas de crescimento logo após a primeira exposição a produtos que contenham glúten. Crianças mais velhas podem ter mais problemas relacionados à má-absorção e problemas psicosociais, enquanto adultos geralmente têm problemas de má-absorção. Muitos adultos com a doença mais sutil possuem somente fadiga ou anemia, podem nem perceber que possuem a doenças.

A diarréia, característica da doença celíaca, é pálida, volumosa e mal-cheirosa. Podem também estar presentes dor abdominal e cãibra, distensão abdominal (devido à produção fermentativa de gases intestinais) e úlceras na boca. Assim que os intestinos se tornam mais lesados, pode aparecer também, além dos sintomas da própria doença, uma intolerancia a lactose, dependendo do organismo o grau pode ser mais ou menos elevado. Entretanto, a variedade de sintomas gastrointestinais que podem estar presentes em pacientes com doença celíaca é grande, e alguns podem ter um hábito intestinal normal. Muitas vezes o individuo pensa que está com a síndrome do colo irritável, pelo sintomas serem muito parecidos, só depois descobre que é possui a intolerancia ao gluten.

Atualmente, o único tratamento efetivo é uma dieta estritamente sem glúten, por toda a vida, é isso mesmo! Noventa por cento dos pacientes que são tratados com a dieta livre de glúten apresentam melhora dos sintomas em 2 semanas. Não existem medicamentos que previnam os danos, nem que previnam o corpo de atacar os intestinos quando o glúten estiver presente. A aderência estrita à dieta permite que os intestinos se curem, com a regressão completa da lesão intestinal e resolução de todos os sintomas na maior parte dos casos. O acompanhamento de um nutricionista é geralmente requisitado para garantir que o paciente esteja consciente de quais os alimentos que possuem glúten, quais os alimentos que são seguros e como ter uma dieta equilibrada apesar das suas limitações.

Alguns cuidados especiais na alimentação de pessoas com a síndrome:
  • Como citado acima deve-se tomar cuidado especial com os cereais e produtos derivados deste como pães, biscoitos, farinhas, entre outros, a pessoa que possui a doença jamais pode se alimentar de produtos que contenham esse nutriente.
  • O arroz e milho são liberados;
  • As verduras, frutas, ovos, carnes, peixes, leguminosas, óleos e água podem ser consumidos à vontade. Porém, o leite e seus produtos derivados só podem ser ingeridos quando o celíaco não apresentar intolerância à lactose;
  • Deve-se tomar cuidado durante a preparação dos alimentos do celíaco, pois qualquer descuido que leve ao contato com glúten pode lhe trazer prejuízos;
  • É importante o leitura dosrótulos dos alimentos isto deve-se tornar um hábito para o celíaco, pois nas embalagens deve conter a informação se o alimento contém glúten ou não. Em caso de dúvida, a melhor opção é não consumir o alimento.
São regras simples, que seguindo-as o celíaco pode obter uma vida normal, boa sorte para o celíaco e qualquer dúvida estou aqui !

2 comentários:

  1. Hoje em dia o diagnóstico está mais preciso, e os estudos sobre a doença e o preparo dos alimentos tem ajudado as mães a enfrentar o problema. Parabéns pelo post. Muito bom.
    Estou passando também para dizer que meu blog mudou de endereço: www.julianatoledodefaria.com.br. Dê uma passadinha lá e salve em seus favoritos. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente!Gostei muito de ler estas informacoes. Há anos tenho problemas intestinais sérios, mas, nunca havia sido diagnóstica com essa doenca (cedilha no C), somente quarta-feira p. passada fiquei sabendo que sofro desse problema!

    Gostaria de saber, se possivel, que relacao tem a intolerancia ao glúten, com a intolerancia a lactose (também me atinge!)? Sao doencas correlacionadas?

    Grata pela resposta, de antemao!

    ResponderExcluir