terça-feira, 8 de junho de 2010

Que fruto é esse gente? Ele engorda?

Primeiro vamos conhecer o fruto... O abacate, é o fruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada e muito popular no Brasil. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil, ou com açúcar e limão, em Moçambique.

O abacate é realmente bastante calórico e se consumido em grandes quantidades irá trazer ao seu organismo quantidades de energias maiores do que você precisa, porém, se consumido em quantidades adequadas não causa ganho de peso. A gordura encontrada no abacate é o tipo de gordura que não faz mal ao nosso organismo, que é a chamada gordura insaturada, onde se inclui as monoinsaturadas e as poliinsaturadas, que são capazes de aumentar o nível do colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminuir os níveis do colesterol LDL (colesterol “ruim”), reduzindo assim o aparecimento de placas de gorduras no interior das artérias. Essas placas podem causar o aparecimento de doenças cardiovasculares.

OBS. Esse tipo de gordura também é encontrada no azeite de oliva, óleo de canola, milho e soja, nozes, amêndoas, castanhas, peixes como salmão, atum, arenque, semente de abóbora, linhaças, entre outros...

2 comentários:

  1. Também tem muita gente que come com açúcar, o que aumenta ainda mais as calorias!

    Adoro vitamina de abacate! =)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, depois vem dizer que o fruto que engorda,pelo contrario é o excesso de ãçúcar,o fruto é muito nutritivo :)

    ResponderExcluir