domingo, 13 de junho de 2010

Pra mim é Laranja Cravo!

Região Sul, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul= Bergamota ou vergamota;

Região Nordeste= laranja-cravo;

Região Sudeste, especialmente Minas Gerais e Espírito Santo= Mexirica;

Estadosdo Piauí, Maranhão= Tanja;

Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.

No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

A tangerina tem um efeito diurético e digestivo. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, como na laranja, se ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante.

Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Na hora da compra, o melhor é escolher as frutas que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C.

A tangerina de boa qualidade deve ter um peso considerável, de cor brilhante e intensa.

2 comentários:

  1. Huuumm...adoro Mexirica (aqui em Goiânia)!!
    É um prazer enorme te ter entre os meus seguidores. Também estou te seguindo. Estarei sempre conferindo suas postagens ok!
    Tudo de bom e uma ótima semana pra ti!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa a Bergamota, por aqui, pode se escutar falar também em vergomota...mais continua sendo a mesma fruta. E, com friozinho de sua época, frica mais sabora... além de ser ótima para evitar resfriados por conter vitamina C.

    Estou se seguindo!
    Boa semana.
    Edimar :)

    ResponderExcluir