quinta-feira, 24 de junho de 2010

Queijo coalho

Diversas histórias mencionam a origem do queijo, mas a versão mais aceita pelos historiadores é a do mercador árabe, que, cansado e faminto após atravessar um deserto asiático, tentou beber o leite de cabra que levava em seu cantil feito de estômago seco de carneiro. Mas o que saiu do cantil foi apenas um líquido aguado e fino. Curioso com o fato abriu o cantil e encontrou uma massa branca, que hoje sabemos que é a coagulação do leite causada pelo coalho existente no estômago do carneiro. O viajante faminto experimentou e, claro, gostou. Ah, mas quem não gostaria não é mesmo? Até hoje não conheço ninguém que não goste de pelo menos algum tipo de queijo, eu sou apaixonada, principalmente pelo de coalho vindo lá da minha terrinha (Nordeste).

E o que o queijo pode nos oferecer? Os queijos são alimentos fundamentais para uma vida saudável, pois são ricos em proteínas de alta digestibilidade, presença de vitaminas A, D, E, B, alto teor de cálcio, importante na formação dos ossos e dentes, prevenção da osteoporose e diferentes funções orgânicas, presença também de fósforo, zinco, iodo, selênio, entre outros.

Suas diferentes formas, texturas, sabores, odores e cores se devem ao tipo de leite e processo empregado na sua fabricação. Existem hoje no mundo mais de 1.000 tipos de queijos, podendo agradar a todos os paladares.


Como estamos em época de são João e nessa época aumenta muito mais o consumo desse delicioso queijo, lá vai aí uma receitinha da vovó pra quem se arrisca a fazer:

Ingredientes:
10 litros de leite de gado
1colher de sopa de coalho liquido
100g de sal
 
É preciso ferver o leite; Em seguida deixamos que ele esfrie. Depois devemos acrescentar o coalho e mexer bastante. O leite fica coalhado uma hora e meia depois; A próxima etapa é separar o leite coalhado do soro; Não jogue fora o soro.
A massa do queijo, que é o leite talhado deve ser espalhado numa bandeja. Um rolo de madeira pode ajuda e facilita o escoamento de todo o soro; Agora pegue o litro de soro retirado e ponha no fogo para esquentar, ainda quente misture à massa dando homogeneidade. Isso facilita para que o queijo fique bem macio.
Agora é só colocar o sal e misturar bem a massa, o queijo ja pode ir para as formas. A medida que for colocando as massas váprecionando ou se tiv er uma prensa, use-a para da consistencia e dar a forma com a massa bem concentrada. O queijo deve ficar na prensa ou forma por 24h. Depois é só desenformar. Estápronto assim o queijo de coalho tradicional. 

2 comentários:

  1. Eu amo queijo coalho com orégano! Mas sou tão acelerada que quero pronto, hehe... Até me traio como nutricionista: deu bobeira na praia, eu como, sem nem me preocupar de onde veio! Ê consumidora desatenta... Kkkkkk...

    ResponderExcluir
  2. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ...
    CANTIL

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=cantil&IDCategoria=178

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    ResponderExcluir