sábado, 17 de setembro de 2011

As panelas interferem nos nutrientes dos alimentos?

Todo mundo possui uma opinião sobre o uso das panelas nas preparações dos alimentos, alguns dizem que panela de ferro é bom pra saúde, outros dizem que o uso da panela de aluminio pode causar cancer, mas não há uma opinião concreta sobre qual seria o utensilío adequado para não prejudicar nossa saúde, com isso os pesquisadores, atualmente, vem investigando os efeitos desses materiais no nosso organismo para melhor informar a população.

A panela de ferro não faz nada mal para nossa saúde, pelo contrário, na preparação das refeições nesse tipo de panela há migração de uma pequena quantidade de ferro para a comida, como há também com outros materiais, porém o ferro é bom para nossa saúde, mas essa migração depende do tempo de cocção, tempo de preparo, pH do alimento, entre outros fatores.

Alimentos mais ácidos, açucarados ou com muito sal, são mais susceptíveis a aderir o alumínio, que também migra para o alimento dependendo do tempo de cocção. O alumínio em excesso no nosso organismo é tóxico, mas preste atenção, em grandes quantidades, o alumínio que migra pro alimento é em pouco, porém estudos mostram que, mesmo sendo em pequenas quantidades, o uso contínuo faz com que o alumínio seja absorvido pelos nossos orgãos causando toxicidade ao nosso corpo.

O inox é um tipo de material que é uma mistura de ferro com outros metais, principalmente o níquel, sua ingestão impede a absorção de vários nutrientes pelo organismo, apesar de ser em quantidade muito pequena, esse material é tóxico.

Portanto, é sempre bom ficar de olho no tempo da preparação dos alimentos, no tipo de lavagem das panelas, entre outros,  para que sua saúde não seja prejudicada.

Um comentário:

  1. Nossa Clarissa, adoro seus posts, como sempre muito informativo. Parabens. Adoro cozinhar e pra mim não tem panelas melhores que as panelas de ferro, elas são lindas, conservam o calor e são beneficas a saude. Sempre compro as minhas no site www.apaneladeferro.com.br . deixo a dica. Bjos

    ResponderExcluir