terça-feira, 6 de setembro de 2011

Leite materno não é fraco

Como meu bebê está próximo de vim ao mundo nada melhor do que falar sobre um assunto que fará parte da vida dele por alguns meses, o leite materno.

Me desculpem as mães que por algum motivo "justo" não podem amamentar seus filhos, mas tenho que falar que acho ridiculo uma mãe que inventa uma desculpa pra não , com o leite materno seu filho chora de hora em hora e ela não tem paz.

Eu tenho certeza que as mães que não podem amamentar por motivos reais sofrem com isso, pois o leite materno é o melhor alimento que qualquer pessoa pode oferecer a seu filho, sem precisar acrescentar nada, nem água (como muita gente acrescenta), nem chá, nada, apenas o peito. Tem alimento mais fácil e mais prazeroso de se oferecer? bebês não choram apenas por fome, mas, se alimentando com leite materno ele vai ter fome de duas a quatro horas, pois esse alimento é ideal para seu sistema digestório que ainda está se formando, é um alimento que possui todos os nutrientes e anticorpos que seu filho precisa e ainda é leve e adequado para seu organismo que ainda é tão indefeso, por isso ele vai querer mais vezes o leite pois sua digestão é rápida, como tem que ser.

Muitas mães se preocupam quando vem seus filhos emagrecendo logo após o parto e ficam sem entender, colocam a culpa no leite, lógico e por falta de informação elas acabam sem saber que é natural que o bebê perca algumas gramas fora da barriga da mãe, quer comparar um ambiente em que ele ta ali so durmindo, sem fazer esforço algum com um outro ambiente que ele tem que chorar pra pedir alguma coisa, tem que sugar pra poder se alimentar, ele vai gastar muito mais energia. Mas mães, não se preocupem, logo eles recuperam, é preciso ter persistência e informação, e na dúvida perguntar ao pediatra, mas nunca deixar de amamentar, que é isso que vai fazer com que ele recupere seu pesinho aos poucos.

Um comentário:

  1. Adorei. Penso exatamente assim.

    Minha filha já está com 2 anos e contei um pouquinho sobre o desmame voluntário no meu blog. Voluntário da parte dela e, às vezes, eu tb não dou por estar ocupada ou pq ela vai acabar cochilando e não quero... mas nada de choro, nada de culpa, nenhum trauma. :)

    ResponderExcluir