quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TPM e sua alimentação


Mais de 80% das mulheres convivem com vários sintomas indesejados na idade reprodutiva. Durante a famosa TPM (série de sintomas que se dá antes da menstruação), podem sugir dores de cabeça, inchaço, aumento de peso, alterações de humor, entre outros, que muitas vezes acabam modificando o cotidiano da mulher.

Para auxiliar essas mulheres, os pesquisadores se deteram nesse tema e vários estudos demonstraram que alguns nutrientes podem ajudar a melhorar ou eliminar esses sintomas chatos da TPM. Segue abaixo alguns exemplos de alimentos e dicas que podem auxiliar nesse tratamento.

  • Primeiramente, é muito importante que vocë consuma muita água para evitar retenção de líquido;
  • Evitar: açúcar, doces, geléia, mel. Ingerir no máximo uma vez por semana;
  • Consumir diariamente alimentos fonte de ômega-3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça, óleo de canola (com moderação); 
  • Ingerir alimentos ricos em vitamina B6 (abacate, banana, batata, atum, salmão, peito de frango) pois este ajuda na formação da serotonina, melhorando a alteração de humor.
  • Alimentos ricos em vitamina E alivia os sintomas como ansiedade e sensibilidade, são eles: gérmen de trigo, nozes, amëndoas, óleos vegetais (soja, algodão, milho, girassol);
  • A soja é muito importante, pois contém as isoflavonas que possuem ação nos níveis de estrogënio, que é o hormönio ovariano, seu consumo ajuda na redução da enxaqueca, do inchaço, das cólicas.
  • Evitar condimentos, embutidos (salsicha, presunto), enlatados e alimentos ricos em sódio como molho inglês e caldos de carne.
  •  Mulheres com ingestäo inadequada de cálcio tem mais chances de ter os sintomas da TPM, portanto ingerir sempre leite e derivados, couve, espinafre, peixes, agriäo vai ajudar a evitar os vários sintomas;
  • Priorizar os carboidratos na forma integral, pois säo ricos em fibras e elas ajudam no controle do peso, na digestäo, entre outros. Säo exemplos de carboidratos ricos em fibras: aveia, arroz integral, päo integral, gérmen de trigo, etc.
Durante a TPM é essencial que a mulher tenha ótimos níveis de ingestäo de nutrientes para manter o bom funcionamento do organismo, caso isso näo ocorra procure um nutricionista pois poderá ser necessário uma suplementação para melhora dos sintomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário