segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Porque o ácido fólico é tão importante?

Acido fólico é uma famosa vitamina também conhecida como folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, vitamina B9 ou vitamina M. É uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
O acido fólico é fundamental para o momento da gravidez, ele é capaz de prevenir a má formação do bebê, além de ter papel importante no combate a anemia e doenças cardiovasculares. Com a ingestão correta de ácido fólico durante a gravidez, os riscos de defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê são reduzidos, assim como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.

Onde podemos encontrar o acido fólico?
No brócolis, tomate, espinafre, rúcula, couve, acelga, pitanga, caju, enfim, na maioria das folhas verdes, legumes, frutas, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Mas cuidado: o ácido fólico se perde quando os alimentos são conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento.

A carência de ácido fólico pode causar anemia, anorexia, distúrbios digestivos, apatia, cansaço, dores de cabeça, entre outros, portanto mamães, cuidado na ingestão desse nutriente importante pra você e pra formação do seu bebê, consulte seu nutricionista ou até mesmo o obstetra, que eles vão lhe indicar a quantidade necessária que você deverá ingerir diariamente, e se cuide!

Um comentário:

  1. Obrigado por vc visitar nosso site www.4corredores.com.br
    Estou nos próximos dias reajustando nosso site e gostaria de te convidar para participar conosco dando um espaço para vc escrever e mesmo responder a consulta de nossos amigos. Vc tem nteresse? Se tiver entra em contato comigo pelo e-mail quatrocorredores@bol.com.br para maiores esclarecimentos
    Abraços
    Marildo Nascimento

    ResponderExcluir