sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desenvolvimento de práticas saudáveis: em casa ou na escola?

O desenvolvimento de práticas saudáveis de uma pessoa com a alimentação e nutrição vem desde a infância, sendo fortalecida pela família e pela escola.

A família é peça fundamental no desenvolvimento de hábitos saudáveis das crianças, criando costumes, que muitas vezes são culturais e “ensinando” elas a rejeitarem certos tipos de alimentos pela simples tradição de não colocá-los à mesa ou mesmo por demonstrar algum tipo de rejeição quando o alimento é posto em discussão. Muitos pais costumam não saber, mas, esse tipo de atitude pode influenciar na forma em que seu filho irá se alimentar futuramente.

Há alguns anos foi descoberto que a escola também tem seu papel fundamental na formação dos hábitos alimentares das crianças. Vários programas foram desenvolvidos com a finalidade de capacitá-los a fazerem as escolhas corretas. O conhecimento da nutrição e hábitos saudáveis para pessoas que estão iniciando sua independência com alimentação é importante, pois desperta a curiosidade que há dentro delas e oferece um suporte de informações que serão fundamentais para formação de suas críticas sobre o assunto e até para mudanças de algumas crenças que podem impedir seu progresso em conseguir melhores hábitos alimentares.


Portanto, a família pode procurar saber mais sobre os assuntos nutricionais abordados nas escolas e junto com ela, desenvolver mudanças nos seus hábitos para melhorar a sua influência alimentar sobre seu filho, ajudando todos a terem uma vida saudável e um maior bem estar físico, mental e social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário