quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dicas super importantes para gestantes

Espero que todos ja saibam que uma alimentação balanceada, colorida, na quantidade certa e principalmente saudável é essencial para uma gestante e pro seu bebê. Isso tudo ajudará no desenvolvimento do feto, evitará gordurinhas em excesso para a mãe e consequentemente evitará complicações que poderão aparecer se a gestante não cuidar bem de sua alimentação.

Uma dica infalível de alimentação durante a gestação é a seguinte: tenha um cardápio variado, coma de tudo um pouco, quanto mais variado mais chances a grávida tem de ingerir todos os micronutrientes (vitaminas e minerais) que serão essenciais durante os 9 mêses de gestação. Porém, existem alimentos que devem ser evitados durante a gravidez e é com eles que devemos tomar cuidados: excesso de cafeína pode causa irritabilidade, pode levar a aborto espontâneo e baixo peso do feto, além disso pode causar dores de cabeça e insônia, com tudo isso o ideal é diminuir bastante o consumo, se você costuma tomar muitas xícaras de café por dia e estar grávida, fique atenta, o adequado seria mais ou menos 300mg/dia.

Cuidados nos adoçantes, o melhor é consultar seu nutricionista para saber que adoçante ingerir nessa fase da vida. Alimentos crus podem conter a salmonella, que é uma bactéria que causa infecções que podem levar a morte, ela é muito perigosa, portanto evite: ovos crus ou qualquer comida que contenha alimentos parcialmente cozidos como, maionese caseira, mousse, fio de ovos, carne mal passada. Fique de olho nas verduras, legumes e frutas, não coma esses alimentos em qualquer lugar, pois eles devem estar bem lavados e cuidado nas carnes de porco, boi ou aves mal passada pois elas podem conter o parasita toxoplasmose que acarreta aborto e mal formação dos bebês.

Modere no açúcar e nos alimentos gordurosos, eles podem trazer excesso de peso e diminua a ingestão de sal, pressão alta em gestante não é nada bom, lembre-se que já existe sal dentro dos alimentos.

Líquido é muito bom, suco de frutas natural e água é importante para hidratação, para a prisão de ventre, que geralmente ocorre em gestantes e para evitar doenças ou infecções urinárias.

Essas são dicas básicas, o importante é você consultar sua nutricionista e fazer os cálculos dos nutrientes que serão necessários pro seu organismo, pois cada organismo age de uma forma e o que não pode faltar é sua dieta estar bem equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário