quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que fazer com as tentações da ceia de natal? (parte I)

Fim de ano, natal chegando, férias...e muita gente resolve abrir mão da dieta e aproveitar tudo que não pôde comer durante o ano todo, cuidado, é nessa hora que as gordurinhas podem aparecer em excesso. É bem difícil nessa época, mas não é impossível. Veja como tornar sua ceia de natal mais saudável.

Começarei falando das bebidas alcoolicas, que sempre estão presentes nas comemorações de fim de ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde, consideram-se bebedores leves os homens que consomem menos do que 21 unidades de álcool por semana e mulheres que consomem até 14 unidades de álcool por semana; moderados aqueles que consomem de 22-50 unidades por semana (homens) e 15-35 unidades por semana (mulheres); e são considerados graves, aqueles que consomem acima de 51 para homens e de 36 para mulheres.

Cada unidade de álcool equivale à 10g de álcool, por exemplo 350ml de cerveja com 4% de álcool equivale a 1,5 unidades de álcool.

Fazendo os cálculos significa que: homens podem consumir no máximo por volta de 2 latas de cerveja por dia e mulheres 1 lata. É importante ressaltar que não se deve consumir as 21 ou 14 unidades de álcool concentradas em um único dia, como muita gente costuma fazer, isto poderá levar a pessoa a desenvolver problemas futuros, principalmente o alcoolismo e mesmo problemas imediatos como acidentes de trânsito.

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente calorias.  Por isso, quem quer emagrecer é preciso tomar muito cuidado. Deixar para beber somente em ocasiões especiais e mesmo assim pouca quantidade é a melhor pedida.

Existem bebidas alcoólicas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com MODERAÇÃO. Por ser alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de suas ações antioxidantes.

Portanto, beba com moderação e a substituição da cervejinha por um bom vinho, será uma ótima escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário