sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nutricionista e diabetes mellitus

Atualmente o aumento do número de pessoas com doenças crônico-degenerativas tem se constituído em um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade. A terapia nutricional é fundametal no cuidado do diabetes mellitus. A automonitorização nutricional que o paciente é obrigado a fazer quando descobre a doença ou quando ja nasce com ela, requer uma abordagem indivualizada apropriada ao estilo de vida pessoal e aos objetivos com o controle da doença. Isso é importante tanto para ele, quando para o profissional de nutrição, que além dessa monitorização, terá que ter o cuidado com a glicemia e hemoglobina glicosada, lipídeos séricos, pressão arterial e função renal.

Os principais objetivos do tratamento dietético para o paciente com diabetes são:
  • Manter a normalidade da glicemia, balanceando a ingestão de alimentos com insulina (endógena ou exógena);
  • Oferecer quantidades suficientes de energia para atingir o peso corpóreo adequado, o crescimento e o desenvolvimento ideal de crianças e adolescentes;
  • Garantir a gestação e a lactação;
  • Atingir níveis adequados de lipídeos séricos;
  • Prevenir e tratar complicações agudas e crônicas;
  • Melhorar a saúde no geral, a partir de uma alimentação adequada;
É importante ressaltar que nem todos os planos alimentares são restritos de energia, crianças, adolescentes, gestantes e lactantes precisam de energia suficiente para garantir um bom desenvolvimento, bem como os desnutridos que precisam do aporte de energia para recuperar seu estado nutricional.

Muitos pacientes desanimam e dizem que a parte mais difícil do tratamento é a dieta, minha recomendação é que todo diabético procure um nutricionista e não siga apenas a dieta passada pelo seu médico, pois muita gente sente maior dificuldade nessa etapa por não se tratar de uma dieta individualizada, sem verificação de suas expectativas.

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita e pelas diccas,preciso msm, ainda mais que sou diabética!!
    será sempre bem vinda! bjoss

    ResponderExcluir