terça-feira, 15 de novembro de 2011

Armazenamento do leite materno


Embora seja mais desejável que a mãe esteja disponível para amamentar o seu bebê exclusivamente até os 6 meses, muitas vezes isso não é possível. Devido a nossa legislação (4 meses de licença maternidade) e por outros motivos, muitas mães precisam voltar ao trabalho enquanto o bebê ainda está mamando.Para que o bebê continue a ser alimentado com o leite materno pelo menos até os 5 ou 6 mêses o ideal é que a mãe faça a ordenha e guarde para que outra pessoa possa oferecer o leite para o seu filho.

Esse processo de retirada e armazenamento é muito importante pois, para que o leite matenha suas propriedades nutricionais, deve ser seguido uma série de recomendações. 

          Higiene
  • Sempre lave bem suas mãos antes de iniciar a expressão
  • Um banho diário, lavando-se as mamas adequadamente deve se tornar um hábito. Cuidado com as fissuras, é aconselhável evitar a lavagem excessiva, bem como evitar o uso de sabonetes que ressecam a pele.
  • Todos os utensílios que são usados na coleta, tais como copos, garrafas, dentre outros, devem ser bem lavados e escaldos, ou mesmo serem descartáveis.
  • Antes da coleta as mamas devem ser massageadas de forma circular : com uma das mãos apoiar o peito no lado oposto onde está mais dolorido ou duro. Com as pontas dos dedos da outra mão sobre o local dolorido, executar movimentos circulares e a seguir massagear a mama neste local em direção à aréola.  
  • Quando a casa não possui refrigerador, o leite recolhido, em vasilha limpa e fervida, deve ser coberto e conservado em local fresco (com temperatura média de no máximo 30ºC)  e só deve ser usado com segurança até seis a oito horas após a coleta. 
    Quando a casa possui refrigerator e/ou freezer, a mãe tem a opção de armazenar o leite na geladeira ou no congelador. Há muitos tipos comerciais de depósitos para leite materno, os de plástico são mais recomendados que os de vidro. Alguns tipos são descartavéis, porém lembre da higiene adequada daqueles depósitos que não são descartáveis.

    Se você pretende congelar o leite materno, lembre-se de deixar algum espaço no topo do recipiente, pois o leite materno, como os demais líquidos, expande-se quando congelados. Armazene em pequenas quantidades para evitar desperdícios. E vai algumas dicas:
  • À temperatura ambiente durante 6 horas;
  • No frigorífico (0 a 4º) durante 48 horas;
  • No congelador (dentro do frigorífico) durante 1 semana;
  • No congelador (independente do frigorífico) ou na arca congeladora durante 3 meses.  


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário