sábado, 19 de fevereiro de 2011

Combate a redução de sal dos alimentos

O índice de hipertensos no nosso país está crescendo tanto que o governo e as respectivas entidades responsáveis pela fabricação de alimentos estão se mobilizando para, juntos, encontrarem uma solução para diminuição desse número que a cada ano aumenta assustando, não só os profissionais de saúde, como a própria população. Com a prevenção das doenças, principalmente essas doenças crônicas que precisam ser controladas por medicamentos mensalmente, os custos com a saúde no Brasil poderão diminuir bastante e esse ponto é crucial para a melhora da saúde pública do país.

As indústrias de alimentos, o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciaram as discussões para reduzir o teor de sódio (sal) dos produtos fabricados no País. Uma primeira reunião deve ser realizada em Brasília entre representantes do governo e da Associação Nacional das Indústrias de Alimentos (Abia) para avaliar quais são os alimentos mais críticos para a saúde da população e que devem entrar nessa primeira fase do programa.

O objetivo deles é implantar um programa de redução de sódio, como foi implantado para redução da gordura trans, onde os resultados foram considerados positivos. Portanto esse modelo de programa deve inspirar o modelo a ser adotado com o sódio.

Mas o grande desafio, não é a avaliação dos produtos com muito sódio ou a efetivação da redução desse nutriente nos alimentos e sim, mudar os hábitos alimentares da população. Isso só tempo nós dará uma resposta.




2 comentários:

  1. Oi Clarissa,
    vim agradecer a visita e ter ficado comigo e conhecer seu blog, gostei muito tem informações super importantes e de maneira fácil de entender. Fiquei por aqui.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Também sempre soube que o sal é prejudicial à saúde e aumenta a pressão arterial. Para minha surpesa, porem, semana passada, aqui na Alemanha, passou uma reportagem dizendo que "foi feito uma pesquisa onde descobriram que o sal, não tem influencia no aumento da pressão arterial".

    Cada dia aparece um cara querendo desmentir o que ja foi provado por muitos!!!

    Grata pela materia e, até que me provem ao contrário, quero estar bem distante do sal...

    Abraços

    ResponderExcluir