quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Avaliação do SUS pelos brasileiros

Uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizada entre os dias 3 e 19 de novembro, com 2.773 pessoas, no ano de 2010, mostrou que 28,5% dos brasileiros avaliam os serviços públicos de saúde como ruins ou muito ruins. Engraçado é que, quem mais critica os SUS, são aquelas pessoas que nunca usaram ou não costumam usar os serviços. Entre os que usaram o sistema no último ano (30,4%) avaliaram o serviço positivamente.

Os serviços com pior avaliação na pesquisa foram o atendimento em centros e postos de saúde e o atendimento de emergencia. Já o serviço de saúde da família teve a melhor avaliação, 80,7% dos entrevistados que foram visitados por membro da Equipe de Saúde da Família opinaram que o atendimento prestado é muito bom ou bom. A distribuição gratuita de remédios também teve avaliação positiva, com 69,6% de bom ou muito bom.

Os pontos que mais foram citados pelos brasileiros que participaram da pesquisa para melhoria do serviço, foi aumento no número de médicos e a redução do tempo de espera para os atendimentos, isso explicaria o motivo maior de a maioria ter planos de saúde, além de terem liberdade em escolher os médicos, são atendidos mais rápido e para alguns, o serviço é oferecido pelo próprio trabalho.

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