sábado, 9 de outubro de 2010

Publicidade de alimentos RDC 24 de 2010

Já que está chegando o dia das crianças, vamos mais uma vez falar nelas e em benefício delas.

Há um bom tempo as crianças não interferiam nas escolhas dos pais em comprar alimentos, bebidas e até mesmo outro tipo de material que não esteja diretamente ligado a elas, hoje em dia as coisas mudaram tanto, que há uma interferência enorme dos filhos na decisão dos pais, seja em compras, diversão, viagens, brinquedos, etc... Isso está ocorrendo pelo fato delas estarem superexpostas ao mundo da publicidade e propaganda e a cada ano isso vem aumentando.

Existe um número alto de propagandas diretamente ligadas ao mundo infantil e dentro destas as que representam a alimentação. São propagandas de alimentos pouco nutritivos ou fast foods que promovem o consumo excessivo destes, contribuindo pro aumento de crianças obesas no nosso país.

Com todos esses pontos, foi criada uma resolução para que haja um respeito para com esse público, que diz:

RESOLUÇÃO - RDC Nº 24, DE 15 DE JUNHO DE 2010

Dispõe sobre a oferta, propaganda, publicidade, informação e outras práticas correlatas cujo objetivo seja a divulgação e a promoção comercial de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional, nos termos desta Resolução, e dá outras providências.

O Conselho Federal de Nutricionista, o Conselho Regional de Nutricionistas e eu acredito que, todos os nutricionistas e pais também, entenderam que, com essa nova resolução foi dado um enorme passo para se garantir o direito humano a alimentação adequada, texto da nova Emenda Constitucional n. 64 deste ano, contribuindo assim para um melhor perfil alimentar da população brasileira. Após toda esse conquista, as indústria de alimentos iniciaram uma campanha para que o novo decreto seja revogado e ainda, a AGU enviou uma nota para a ANVISA pedindo a suspensão da norma, o que não ocorreu, mas eles ainda lutam contra e agora chegou nossa vez de lutar a favor, se não por nós, mas pelos nossos filhos e netos que já vão nascer num mundo bem diferente do qual fomos criados. Vamos pressionar as autoridades e mostrar a importância disto para o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário