sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eu defendo a agricultura familiar!

O consumo de alimentos no mundo vem aumentando, estima-se que em 2050, para alimentar 8,9 bilhões de pessoas será necessário produzir e distribuir mais alimentos do que já foi produzido desde o início da agricultura há mil anos e fazê-lo de forma sustentável. Essa grande produção alimentícia requer uso maior de máquinas, equipamentos e produtos químicos como agrotóxicos que irão garantir a produção pelo serviço do controle de praga. Imagina se um grande produtor de verduras tem toda sua produção inutilizada por causa do ataque das pragas? Não estou defendendo o uso de agrotóxico, mas é preciso que ele se defenda e previna que essas pragas espalhem doenças e ataquem o ecossistema. Isso acontece porque eles tem uma grande safra, contra isso podemos defender a agricultura familiar, pois estes são pequenos produtores, que tem o controle de sua safra, justamente por ser menor e com isso irá trazer alimentos mais saudáveis pra nossa mesa, pois não utilizarão meios químicos para proteger sua plantação, pelo menos é o que a teoria diz.


Hoje em dia, estão tentando criar meios alternativos para produção alimentícia sem uso de agrotóxico, mas isso ainda é um assunto que deve ser colocado em prática pelos grandes produtores, pois, requer diminuição da produção, e isso gera problemas pra eles, mas com o tempo,  como o mundo está mais preocupado em preservar o meio ambiente, quem sabe isso aconteça.
Estou comentando sobre tal assunto, porque recebi um comentário sobre minha receita de salada de broto de feijão, onde “a pessoa” criticou, a minha mistura do broto, com tomate, cenoura, cebola, afirmando que esses alimentos estão sujeitos a muito uso de agrotóxico. Quero responder que, não necessariamente esses alimentos estão dotados de agrotóxicos, você já ouviu falar em alimentos orgânicos? Pra você que não sabe, existe essa opção. Ou eu falei na minha receita que não poderia ser feita com alimentos orgânicos?? Sou nutricionista, graduada e especializada, só escrevo sobre assuntos que eu domino, não falaria isso se não houvesse opção de verduras orgânicas que são produzidas sem o uso de produtos químicos, bem mais caras, mas quem tem condições de optar por elas sabe que é a melhor escolha, os produtos orgânicos evitam problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas e protege a qualidade da água, a fertilidade do solo e a vida silvestre! E ainda, oferecem mais vida útil ao seus alimentos.
Espero que a pessoa que me mandou o recado,apesar de fazer um bom tempo,veja essa matéria e coloque mais conteúdo nos seus comentários.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/10698/1/Uso-de-Agrotoxicos-Seus-Efeitos-para-a-Saude-e-o-Ambiente-e-o-Uso-de-Outras-Alternativas/pagina1.html#ixzz0zFemvAwB

Nenhum comentário:

Postar um comentário