sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Crianças e adolescentes também tem hipertensão

A prevalência de hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) em crianças e adolescentes é estimada em 6 e 8%, respectivamente. Considerando esses aspectos, torna-se importante que os adolescentes sejam orientados para a prevenção dos fatores de risco, como a obesidade, excessiva ingestão de sal e sedentarismo, que parecem estar associados à elevação dos valores da pressão arterial com a idade. Lembra da matéria que escrevi sobre propagandas pouco nutritivas para crianças? Pois bem, ela influência nesses números elevados que até poucos anos atrás não existiam, pois crianças são muito influênciaves e se os pais não tiverem atentos eles acabam se tornando adoslecentes cheio de problemas. A fase da adolescência é particularmente importante, devido às mudanças físicas e psicossociais que ocorrem de forma acelerada, facilitando o desenvolvimento de fatores de risco para essas enfermidades. Em várias regiões do país, os estudos afirmam a crescente presença de sobrepeso e obesidade, além de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e hipercolesterolemia, na fase da adolescência. São inúmeras as causas para essas doenças citadas na literatura, no entanto a enfânse se dar para as variáveis alimentares e o sedentarismo. 

Gente, não há desculpas para uma criança ou adolescente ser sedentário. Para aqueles que não precisam trabalhar pra se sustentar ou ajudar a família em casa, a única responsabilidade que esses jovens têm é com os estudos, porque não dividir o tempo, algumas horas pra estudos outras pra prática de esporte? É papel dos pais fazer com que seus filhos fiquem por dentro dessas matérias, para que eles entendam o que é a doenças e o que pode acontecer com ele, hoje ou futuramente e tome uma atitude desde cedo.

A pressão alta pode causar, além de um infarto, o que é mais comum, problemas renais, doenças da tireóide, problemas hormonais, acidente vascular cerebral (AVC), demência vascular, entre outros...e fazer com que você passe a ter que tomar remédio pro resto da vida. Quer um conselho? Se cuide enquanto há tempo e quem não se cuidou antes, se cuide durante a doença porque ela tem tratamento.

Dicas da nutricionista:
  • Moderação na ingestão de sal e álcool e o seu primeiro passo.
  • Segundo, é uma regular prática de atividade física, sem desistir no meio do caminho, persista que você acaba gostando.
  • Manter o peso ideal, se alimentando bem, pra isso tem dicas dentro do blog que podem te ajudar.
  • Comer nas horas certas e nas quantidades certas.
 Seja firme, viva uma vida saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário