sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Creatina

A creatina é, originalmente, sintetizada no fígado, no pâncreas e nos rins.


Os músculos são constituídos de aproximadamente 70% de água. A creatina ajuda a introduzir a água nas células musculares, dando-lhes volume. Os músculos ficam como que inchados e este processo ajuda na síntese de proteína. Ela é encontrada principalmente na musculatura esquelética, mas também em outros tecidos como coração, testículos, cérebro. Na alimentação, a creatina pode ser encontrada em maiores quantidades no arenque, carne suína, carne bovina, salmão, atum e bacalhau respectivamente.

A sua utilização é indicada para esportes de alta intensidade e curta duração, como por exemplo, natação, lutas, ciclismo, fisiculturismo, entre outros. Muitas pessoas, mesmo com indicações de profissionais qualificados, ainda tem medo de utilizar a creatina, pois o efeito colateral sobre o rim foi muito comentando nos últimos tempos, porém, quando utilizada na dose e no tempo certo, não acarreta em prejuízo renal para as pessoas saudáveis. A suplementação de creatina não deve ser tomada ininterruptamente e em altas dosagens, siga corretamente as indicações do profissional, ingerido na dose certa, a creatina irá lhe trazer efeitos benéficos.

3 comentários:

  1. OLá, que blog lindo, parabéns!!!
    Vamos nos visitar mais vezes...
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Clara, tenho algumas duvidas qt ao uso da creatina em pessoas que praticam atividade física. Pessoas que tem um treino de moderado a intenso, mas que não são atletas. O efeito dela no organismo quando deixamos de toma-la é de "muchar"???

    ResponderExcluir