quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividade física e saúde da criança

Uma pesquisa realizada por uma equipe de australianos da Universidade de Deakin com 1.225 homens e mulheres com idade inferior a 15 anos, descobriu que as pessoas que praticam poucas atividades físicas durante a infância são 35% mais propensas a sofrer depressão se comparado com as que realizaram exercícios regularmente quando crianças. Além de vários pontos eles avaliaram, nos entrevistados, a relação com a tendência à depressão.

A prática da atividade física na infância pode contribuir para o desenvolvimento de células cerebrais e além de fazer o indivíduo enfrentar melhor as situações de estresse. É importante destacar também que quem não pratica muitos exercícios tem pouco apoio social, levando a criança a ter mais chances de sofrer depressão ao longo da vida.
 
A atividade física é essencial para uma vida com mais qualidade. Esse hábito, vindo da infância, irá repercutir positivamente na vida adulta, tanto na saúde mental como na saúde fisica. Vale ressaltar que a prática de excercícios físicos deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado. Outro ponto importante, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário