segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dietas a base de papinhas de bebe

É isso mesmo, famosos agora inventaram a nova dieta: a base de papinhas de bebe, são aquelas papinhas que as mães compram em supermercado para oferecer aos seus filhos como uma refeição, mas refeição para criança, elas são ótimas, são balanceadas, mas adequada para crianças que estão em transição do aleitamento exclusivo e a alimentação.

Levando-se em consideração que cada frasco de papinha contém entre 60 e 100 calorias e pouca gordura, a tendência é que a pessoa emagreça. Lógico, ela vai estar comendo muito menos do que seu corpo precisa para as necessidades diárias e a tendencia é que ela emagreça mesmo, como qualquer outra dieta que exclui vários tipos de alimentos, porém, este tipo de emagrecimento tem suas consequências. O peso que será perdido rapidamente se compõe basicamente de água, massa magra e reservas de glicogênio, não exatamente de gordura, como se deseja. Uma dieta de pouca variabilidade e restrita em calorias fornecidas por carboidratos, gorduras e proteínas, certamente leva à deficiência dos micronutrientes (vitaminas e minerais), tão importantes para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças. Nem os bebes poderiam se alimentar exclusivamente das papinhas, pois elas são industrializadas e não estimulam a mastigação e salivação, o que não é bom nem pra crianças e nem pra adultos.

OBS: não é indicada nenhum dieta da moda, pois, após o período de restrição e perda de peso, o organismo vai solicitar uma ingestão maior, que recai no efeito sanfona. O melhor caminho ainda é a reeducação alimentar e o excercício físico.










Nenhum comentário:

Postar um comentário