sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Esse é o broto de feijão!

Pra quem não conhece, indico como nutricionista e como apreciadora de uma boa culinária, no final da matéria vou soltar uma receita minha com esse ingrediente, no momento vamos falar sobre o mesmo. Bom, é da culinária chinesa mas o brasileiros estão aos poucos conhecendo e consumindo esse alimento, como a procura por alimentos novos e saudáveis vem aumentando a cada ano, esse alimento foi e está sendo introduzido na culinária do nosso povo com ascendência. Ele é rico em vitaminas e minerais e tem baixo teor de lipídeos, além disso, apresenta propriedades antioxidantes, já que contém compostos fenólicos. Já falei aqui em antioxidantes, leiam e vejam o quanto é necessário para nosso organismo e nossa saúde. Vera Lúcia Arroxelas Galvão de Lima e sua equipe, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), quantificaram o teor total de compostos fenólicos no broto de feijão e avaliaram a ação antioxidante do extrato desse vegetal. Imediatamente após a colheita, as plantas – cultivadas em Gravatá (PE) – foram levadas ao Laboratório de Análises Físico-química e Sensorial de Alimentos do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE, onde foram estudadas.

“Os resultados permitem concluir que o broto de feijão-mungo tem considerável quantidade de fenólicos totais, cuja extração foi mais eficiente com o uso de água à temperatura ambiente”, afirmam em artigo publicado na Revista de Nutrição, na edição de janeiro-março de 2004. Além disso, “o extrato aquoso desse vegetal, com maior teor de fenólicos totais, exibiu ação antioxidante”, completam.

De acordo com Vera Lúcia e sua equipe, o conteúdo de compostos fenólicos no broto de feijão é maior que o encontrado em outros vegetais, como cebola, cenoura, tomate e ervilha. Quanto ao efeito antioxidante da iguaria chinesa, os experimentos (em um sistema modelo) mostraram que ela consegue inibir a oxidação em quase 50%. Contudo, pimenta, extrato aquoso de canela, germe de trigo e ginseng parecem apresentar uma ação oxidante superior à do broto de feijão. Mesmo assim, “o consumo do broto de feijão-mungo poderá proporcionar efeitos benéficos à saúde”, garante o grupo coordenado por Vera Lúcia no artigo.

Tá vendo,estudos comprovaram...


Minha salada de broto de feijão:
Cenoura ralada (crua mesmo); tomate em cubos (também cru), couve folha em tirinhas, cebola grelhada em rodelas e o famoso broto de feijão cozido ao vapor...por final coloco molho soyo, lógico e a salada fica deliciosaaaaa! Aqui em casa é aprovado, prove e aproveitem!!

3 comentários:

  1. Ola Clarissa, e um prazer eceber sua visita em meu espaco, sinto-me prestigiada. Podemos trocar umas ideias e materias, o quen acha?
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita!! Vou experimentar!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Clarissa...
    Gostaria de agradecer suas visitas e seus comentários em meu blog!
    Adoooro broto de feijão!
    Parabéns pelo post e pela receita!
    Abraços

    ResponderExcluir