terça-feira, 10 de agosto de 2010

E depois dos seis mêses???



Oi gente...tive mais um tempo hoje pra poder me comunicar e trocar informações com vocês, gosto tanto de estar aqui lendo os blogs e aprendendo mais e mais...continuo aprendendo tá gente, mas sobre outras coisas também, por isso o tempo ta curto, enfim, vamos ao que interessa...as fico lendo revistas e notícias que enviam pro meu email e penso logo em dar minha crítica sobre tal assunto, pois bem, vamos ao assunto: hoje quero falar sobre a alimentação complementar, aquela alimentação que se deve oferecer a criança após os 6 mêses de idade. Muitas mães tem dúvidas quanto a isso e a maioria demonstra ignorância sobre o assunto, sem querer ofender, mas já escutei mãe dizendo que tem que dar peito até 8 meses, 1 ano, e até mais, pro bebê, sem alimentar com outros nutrientes!! Pode uma coisa dessas? É muita ignorância, ainda por cima pra quem já é mãe, "vamos combinar"! Todo mundo sabe, quem não sabe esta desinformado, que o aleitamento exclusivo é ate o 6 mêses, e porque Clarissa só até 6 mêses? Porque depois dessa fase o aparelho digestório da criança ja ta formado e preparado pra receber outros tipos de alimentos, e ainda, somente o leite não vai dá o suporte nutricional necessário pro desenvolvimento do bebê! Então o que introduzir? Simples...todo mundo também sabe o que é saudável ou não para qualquer ser humano, frutas, verduras, legumes, tubérculos, carnes sem gorduras são ótimos pra qualquer pessoa e será ótimo também para sua criança, o que muda é a consistência, que preferêncialmente será em forma de papinhas, sopinhas ou alimentos amassados (sem passar no liquidificador para não eliminar as fibras), até porque seu filho ainda não tem dentição, também vale salientar, sobre a quantidade de sal ou açúcar que deve ser mínima ou até mesmo deve estar ausente! Lembrando sempre que a consistência deve ir sendo modificada gradativamente, com 10 mêses por exemplo, seu filho já pode receber alimentos granulosos, com 12 mêses a tendência é que o bêbe já esteja recebendo os alimentos que a família consome. Ah, e o leite onde fica nisso tudo...pode oferecer o leite do peito durante os lanches, é uma boa opção! Quero deixar uma dica importante pra você sempre lembrar: a educação alimentar e nutricional do seu filho se inicia nesse período, ofereça mais de uma vez os alimentos que não foram bem aceitos por ele, é uma coisa nova e tudo que é novo é estranho mesmo, é normal que ele rejeite, mas não desista! Também preste bem atenção a higiene, pois se houver contaminação por bactéria ou fungo pode desencandear uma diarréia. É isso gente, adoro falar nesse assunto, quando eu tiver um filhinho irei aplicar tudo isso :) Leia e repasse as informações, é importante que todos fiquem sabendo! Obrigada e até mais um dia de "tempinho", abraços!

4 comentários:

  1. Oi Nutri! também tenho tido pouco tempo para atualizar o meu blog, eeheh, mas na medida do possível tenho o feito.
    Sempre muito esclarecedor seus posts!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É muito importante essa questão da alimentação depois dos seis meses, pois, realmente as mães pouco informadas ou que também por cultura não aceitam tais atos acabam privando suas crianças de tais nutrientes necessários à sua alimentação.
    Muito bom!!
    Abraços!
    Ahh, tô te seguindo...
    Qd der dá uma passada no Globalimentação.

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    é muito bom divulgar e enfatizar a prática correta da alimentação após os seis meses, pois o que mais se vê, é a introdução inadequada da alimentação complementar.
    Tô te seguindo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir